Pare de trabalhar enquanto eles dormem

Pare de trabalhar enquanto eles dormem

Eu sei que muita gente ama o que faz e faria isso todo o tempo se pudesse. Fico realmente feliz por vocês, afinal, isso é uma maravilha! Mas mesmo que você ame o que faça, vim aqui problematizar essa ideia de trabalhar enquanto eles dormem.

Não me levem a mal, claro que é importante se dedicar aos seus objetivos, criar um plano, claro e segui-lo, inclusive o blog Prateleira de Mulher tem muito conteúdo bom para te ajudar com isso!

Mas a crítica vem para as distorções que fazem da ideia de sucesso. Tem muito guru na internet e (algumas empresas) que vendem diariamente essas ideias:

Se doe 200% para o profissional”;
“Se quer chegar longe, tem que abdicar de tudo”;
“Acorde mais cedo… durma mais tarde”

Como se esse fosse o único jeito de poder crescer e ser bem sucedida! – spoiler: NÃO É!

Se até as nossas máquinas precisam de descanso para não pifar, que dirá nós que somos seres humanos!

Mas preciso ser bem sincera: a única garantia que esses comportamentos vão te trazer é a de desenvolver alguma doença psicossomática, um possível Burnout, distanciamento do seu meio social e/ou uma sensação de vazio.

Já na sua carreira, bom essa aí depende de outros inúmeros fatores, mas é bem provável que após seguir cegamente as dicas dos gurus, você estará tão exausta que provavelmente seu desempenho diminuirá, você estará se arrastando para ir pro trabalho e tentando entender onde foi parar sua motivação, sem saber como recuperá-la.

Inclusive, tem outras formas de chegar nesse ponto mesmo sem ouvir conselhos como aqueles. Quer ver um exemplo? Se você gosta tanto do que faz e se sente realizada, pode acabar entrando de cabeça no trabalho, só pensando em produzir e esquecendo que tem limites. Ou quando tem algo errado em sua vida pessoal e você se joga no trabalho para evitar entrar em contato com o  que não está bom.

E por um tempo isso funciona, mas a longo prazo afeta seu sono e bem estar, daí você começa a sentir os efeitos no corpo e na mente.

O que quero dizer é que trabalhar um pouco a mais, de vez em quando, não faz mal, mas passar dias só acordando, trabalhando e dormindo, sem aproveitar os momentos da vida pessoal é um descuido com a sua saúde física e mental e se torna um problemão muito mais difícil de resolver do que se imagina!

Pensa só: se até as nossas máquinas precisam de descanso para não pifar, que dirá nós que somos seres humanos! Por isso, te convido a pensar em como trazer equilíbrio para sua vida e, quando estiver tempo demais se dedicando a trabalhar, trabalhar e trabalhar… permita-se descansar!

E se a ideia de descanso te traz desespero, me conta aqui embaixo – posso trazer um texto só sobre isso pra você refletir!

Psicologa Debora Barros

Debora Barros

Psicóloga
Apoiando a transformação da sua autoimagem e melhora da sua autoestima.
11 93300-9142

Related Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *