Ser protagonista da sua vida é respeitar suas verdades

Ser protagonista da sua vida é respeitar suas verdades

Ser protagonista é mais do que ocupar o seu lugar, é respeitar suas verdades.

Protagonista significa “ator principal” e vem da origem grega. Mas quero começar esse artigo levando você para uma reflexão.

Você conhece o potencial das suas habilidades e é capaz de identificar as suas vulnerabilidades? Te convido a pensar nisso ao longo dessa leitura.

Uma pesquisa conduzida pela psicóloga organizacional Tasha Eurich, mostrou que das 5000 pessoas entrevistadas, apenas 15% sentiam que se autoconheciam.

Isso não quer dizer que devemos buscar a perfeição para protagonizar a nossa vida, e sim potencializar as nossas habilidades.

A minha preocupação é ler em todas as mídias e plataformas tantas frases sobre o protagonismo, como se isso não antecedesse o autoconhecimento e eles estão completamente associados. Quantas vezes você  já ouviu: “Seja o motorista da sua própria vida”, “Comande o próprio barco”, “Ocupe o seu lugar no mundo”;  e por aí vai.

Mas será que essas frases de impacto ajudam de verdade ou só frustram? Quando não conseguimos identificar em que nos destacamos e quais são os nossos gaps, é quase improvável a trajetória do protagonismo. Mas, ATENÇÃO:

Isso não quer dizer que devemos buscar a perfeição para protagonizar a nossa vida, e sim potencializar as nossas habilidades e entregar o melhor para si mesmo e consequentemente para o próximo. Para isso acontecer é imprescindível nos conhecermos.

Na minha jornada, descobri que sair do piloto automático é o primeiro passo para se auto avaliar e dar atenção para a voz do coração,  compreender os problemas sem problematizar e paralisar a vida, como falei no artigo Os prazeres e o poder do AGORA.

Então, para termos o nosso lugar ao sol, teremos que ser verdadeiramente honestos com os valores e ser responsáveis pelo que criamos a nossa volta. Para isso acontecer, é necessário se conhecer lá no íntimo. Muitas vezes é ter acesso às angústias ou sentimentos que não partilhamos com ninguém. Então, precisamos ter foco, autenticidade e legalidade.

E se for preciso procurar ajuda profissional, não se intimide. Um psicólogo ou coach, certamente irão contribuir ao experimentalismo que fará você desfrutar de um novo comportamento.

Tomamos decisões diariamente, portanto protagonizar pode ser um exercício diário e alinhado com seus objetivos e valores.

Então, você deve estar pensando, como devo começar?

Entender onde você está e onde você quer chegar. E portanto, o AUTOCONHECIMENTO pode ser a grande virada de chave para a trajetória do protagonismo.

Pode até parecer utópico, mas quando conhecemos e acessamos as nossas forças e fraquezas, conseguimos equilibrar a nossa vida de forma que reconhecemos e conciliamos a nossa rotina de forma mais saudável e produtiva. Nos sentimos prontos para colher resultados além do esperado.

Quando você reconhece os seus pontos fortes, você naturalmente terá mais confiança e isso você imprime na sua entonação de voz e em todo o seu comportamento.

E quanto se trata das suas fraquezas e limitações, essas serão claramente trabalhadas para que os resultados que você busca não sejam interferidos, pelo contrário, serão dominados por você mesmo de forma consciente e leve.

Um outro ponto muito importante que quero dividir com vocês é que quando praticamos o autoconhecimento, nosso poder de empatia aumenta consideravelmente, pois temos consciência dos valores das habilidades do outro e também aceitamos as diferenças alheias, assim aceitando e apoiando as pessoas que fazem parte da sua vida, seja profissional, pessoal ou social – nos tornamos mais generosos.

E você tem consciência do seu verdadeiro EU? Você treina as suas habilidades? Você compreende e desenvolve os seus entraves? Tem clareza das suas crenças limitantes?

Se agora você tem clareza sobre a sua personalidade, sobre o que lhe motiva e o que te desafia, você consegue gerir a sua vida de forma mais assertiva. E está no caminho para traçar seus objetivos e anseios em geral e tornar-se protagonista da sua vida.

Um beijo.

Laine e Aron

Laine Ventura

Fundadora do Prateleira de Mulher, Master Coach de vida
instagram.com/laineventura

Related Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *