Os prazeres e o poder do AGORA

Os prazeres e o poder do AGORA

O AGORA é atemporal, um instante eterno em que o tempo não influencia. Permita que esse pensamento invada seu ser e com isso traga um novo olhar para todas as coisas. O AGORA tem esse poder.

As atividades rotineiras, robotizadas, involuntárias e até mecânicas , lembrando Charles Chaplin em tempos modernos. Perdemos a sensibilidade do momento. A capacidade de produzir e quantificar torna-se o foco e não mais os detalhes de cada tempo do AGORA. Quando não estamos atentos ao momento, estamos apenas fazendo as tarefas do dia a dia, repetindo os mesmos padrões comportamentais e acabamos perdendo o que a vida nos traz e a capacidade produtiva.

Ao meu ver, o primeiro passo para sabermos se estamos no piloto automático, é saber se estamos fazendo aquilo repetidamente por obrigação e não com prazer. Então eu comecei a exercer o meu presente, a ver nas coisas simples o prazer que antes não percebia.

É claro que existem muitos pensamentos produtivos sobre o futuro e sobre os aprendizados do passado, mas é necessário canalizar a energia somente no AGORA.

Sentir a água caindo no corpo e pensando na sensação que aquilo estava me trazendo, comer e sentir o sabor da comida, o gosto do café que fica na minha boca depois que termino, ficar alguns minutos com o Aron (meu Pug) deitada depois que eu acordo, entre outras coisas que estou me permitindo.

E também preparei uma caixa imaginária para deixar todos os meus problemas e assuntos que não estão resolvidos antes de ir para um almoço com o amigo, um encontro com a família e um jantar de negócios.

Entendo que quando eu retornar, a caixa estará lá e os desafios também. A diferença é que me permiti entregar meu corpo e alma para o AGORA e isso me trouxe felicidade e gratidão pelo que eu acabei de viver. E quando esses sentimentos reverberam dentro de nós, os desafios tendem a ser minimizados e provavelmente serão enfrentados ou simplesmente aceitos com uma nova perspectiva.

É claro que existem muitos pensamentos produtivos sobre o futuro e sobre os aprendizados do passado, mas é necessário canalizar a energia somente no AGORA. Esse exercício foi me estimulando a ter uma nova consciência de que estar no presente era realmente uma grande virada de chave para ser mais produtiva e feliz. Aquela sensação de notarmos o que acontece no AGORA, desde o movimento das folhas ao vento, ao ouvir o amigo, a sentir o abraço de alguém que você estima e viver aquilo com intensidade,  tive o insight que nos tornamos um ser mais responsável pelo nosso dia e pela nossa saúde mental e emocional.

No AGORA você tem mais poder sobre sua vida e consequentemente se você estiver presente você se torna uma pessoa mais dominante sobre a sua vida, sem esperar nada em troca pelo amanhã. Parece até irresponsável falar assim mas não é por acaso que na visão Jon Kabat Zinn, especialista em Mindfullness, ele diz:

A melhor forma de registrar momentos é prestando atenção. É dessa forma que cultivamos a atenção plena. Atenção plena significa estar desperto. Saber o que você está fazendo.

Então, se pararmos para fazer uma reflexão, viver o presente é não criar grandes expectativas, é aproveitá-lo ao máximo. Muitas vezes é perder o controle e deixar fluir, o que os psicólogos chamam de fluxo (Flow).

Entre tantas as coisas que queremos na vida, muito provável que a primeira é querer ser feliz e pode ser que a sua felicidade esteja relacionada a uma casa dos sonhos, o carrão do ano ou planos se ganhasse na loteria e esses pensamentos parecem ser inofensivos, mas podem te tirar da realidade e fazer com que você esqueça do seu estado atual.  E por você estar preso às armadilhas da futurofobia e não se permitindo viver e ser consciente no instante único, você simplesmente pode estar adiando a sua felicidade.

Convido você a não pensar apenas, mas realizar o que te faz feliz agora nesse instante que você está lendo esse texto.

Laine e Aron

Laine Ventura

Fundadora do Prateleira de Mulher, Master Coach de vida
instagram.com/laineventura

Related Article

01 Comentário

  1. Lia Cardoso
    8 meses atrás

    Achei interessantíssimo seu texto ,Laine Ventura…vc vai longe rumo ao sucesso com tantas ideias legais 🌼🌼 parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *