Networking é uma poderosa rede de relacionamento

Networking é uma poderosa rede de relacionamento

Uma rede de relacionamentos ativa e sustentável é imprescindível.

Laine Ventura

Networking é ter um time e se você leu o meu relato de Como superei meu divórcio em pouco tempo, você vai compreender melhor que com uma boa rede contatos, pode contribuir para você superar as adversidades ou auxiliar nos seus projetos.

Nos meus 14, 15 anos, eu não sabia a relação entre amizade e networking. Não fazia ideia. Mas eu sempre gostei de pessoas e sempre levei muito a sério o lance de amizades. Falo dessa faixa etária porque é uma fase bonita da vida de uma mulher e na qual a gente se diverte muito, e claro, tem muitos dramas também. Mas curiosamente eu tenho fortes laços com os amigos dessa época, é uma intimidade legítima até os dias de hoje.

Entendi que ter uma rede de relacionamentos ativa é ter habilidades no relacionamento interpessoal.

Laine Ventura

Foi assim que dei início a uma rede de relacionamentos, hoje mais ampliada, não apenas por ter uma família grande, mas somando pessoas de diferentes perfis, talvez por ter interesses em comum.

Quando entendi que ter uma rede de relacionamentos ativa é ter habilidades no relacionamento interpessoal, fez muito sentido pra mim. Avaliei de que forma poderia contribuir, no que eu poderia ser útil, até mesmo sem eles precisarem sinalizar. O que eu quero dizer com isso? Seja gentil com a sua rede e respeite o perfil de cada um. Desde o mais empático, o falante ou até aquele amigo que é super monossilábico.

Quando você começa a sua rede com verdade, deixando a pessoa descobrir aos poucos o tesouro que há dentro de você, as coisas fluem melhor. Falei sobre isso no meu blog na página do meu perfil.

O aumento da sua rede vem naturalmente, com os amigos dos seus amigos, com pessoas que você trabalhou, com os amigos dos seus familiares, os amigos do colégio, da faculdade e vai ficando quem tem que ficar e você respeitando quem parte.

networking

Na minha opinião, existe um princípio fundamental para manter uma rede de contatos sustentável e ativa. Seja honesto com a comunicação, fale o que tem que falar com a pessoa certa. Te incomodou? Fale. Às vezes pode ser um mal entendido ou você mesmo chateou a pessoa e não percebeu e isso fez com que a pessoa da sua rede tivesse um comportamento que você não aprovou.

Não use intermediários para solucionar conflitos, faça você mesmo, evite mal entendidos e não perca seus diamantes (Contatos), e tenha o hábito de elogiar habilidades e comportamentos dos seus amigos. Se aquela característica você acha verdadeiramente incrível e admirável, fale, não guarde pra você.

Eu tenho uma amiga que é mestre em resignificar as coisas. Um dia voltando de um curso, paramos para almoçar em restaurante um vegano, que ela ama. E eu fiz questão de falar isso pra ela, o quanto eu admirava essa habilidade dela. É tão simples o ato de falar e grandioso para quem recebe.

Não economize ajuda, todo mundo pode ajudar de alguma forma. Mesmo que seja com um telefonema, uma indicação, um compartilhamento do post do seu colega nas redes sociais, um e-mail dizendo as qualidades que você enxerga na pessoa, um bilhete. Faça algo, sem esperar nada em troca. Tenha certeza que o universo vai conspirar a seu favor e lhe trará grandes surpresas.

Dentro do projeto Prateleira de Mulher, eu recebi ajuda de todas as partes. Uma amiga me mandou mensagem simplesmente dizendo, no que ela poderia contribuir.

Teve um amigo das antigas, da época de colégio, que faz parte do time e fez uma vídeo conferência comigo, me parabenizando e ainda me indicou uma profissional da saúde para auxiliar no Prateleira. E minha irmã de N. 2 que é mestre em conexões vem adicionando os meus contatos, e muitos outros contribuíram, seria longa a lista.

São esses presentes que a vida lhe traz mantendo uma boa rede de relacionamentos. Pra mim é muito claro o poder do networking, eu entendo que ele me traz novas oportunidades de trabalho e até mesmo na vida social.

Quantos trabalhos você já indicou para seus amigos? Quanto trabalhos você conseguiu através dos seus contatos? Quais foram as festas mais incríveis que você já foi? E aquele café despretensioso que te levou para o papo mais surreal e você saiu de lá muito mais fortalecida e feliz?

Uma boa rede é capaz de lhe estimular a sair da zona de conforto. Um exemplo disso é com os grupos de WhatsApp, sempre temos um amigo antenado passando dicas o que está acontecendo no mundo e trazendo novos insights para sua realidade. É maravilhoso!

Não esqueça dos velhos contatos. Procure sempre saber como aquele seu amigo das antigas está, mantenha contato e cuide deles. Apoie-se e engaja-se nas novas tecnologias, elas são ferramentas eficazes para gerirmos uma rede sustentável. Cerque-se de pessoas boas, pessoas de bom coração. Evite o pré-julgamento para os novos contatos que chegam até você. Isso é um exercício contínuo.

Eu tive uma experiência fantástica com dois cursos que fiz e que me auxiliou muito nessa caminhada. Um deles foi com o Tadashi Kadomoto, terapeuta transpessoal que ministrou o curso a Arte de Negociar e Vender e um outro com a Bel Pesce o curso Criando Oportunidades, ambos conversam muito com esse tema.

É interessante também frequentar lugares diferentes, conheça lugares novos, com isso você aumenta o seu repertório de indicações para contribuir com sua rede sempre que necessário. E para finalizar, reconhecem essa frase de Dale Carnegie, do livro As cinco habilidades essenciais do relacionamento?

Expressar interesse genuíno pelos outros não há melhor maneira de fazer com que as pessoas se interessem por você.

Então pergunto, você já falou com alguém da sua rede hoje?

Um beijo,

Laine Ventura

Related Article

01 Comentário

  1. Rosângela
    11 meses atrás

    Realmente a rede de relacionamentos que vamos construindo ao longo da vida é como se fosse uma árvore, com o passar dos anos vamos identificando o fortalecimento, a beleza, as ligações e os frutos.
    Acredito que todos possuem um papel com contribuições para a nossa evolução.
    Gratidão por compartilhar tanto aprendizado Laine!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *