Empreender muitas vezes dói, cansa, mas também liberta, realiza e empodera

Empreender muitas vezes dói, cansa, mas também liberta, realiza e empodera

Pensando em toda a minha jornada empreendedora na Plural até aqui, eu logo pensei: puxa vida, quantos sentimento estão misturados aqui, quanto medo eu já tive e aprendi a superar, quantas noites eu também fui dormir exausta de tanto trabalho (mas era algo que eu tanto sonhava), quantos feedbacks lindos eu e a Gi (minha sócia) já recebemos e quantas lições juntas nós já aprendemos.

Quando você começa a empreender, de uma forma muito rápida você não é mais só o especialista em algo, mas você precisa ser generalista para dar conta de planejar, executar, vender, emitir nota, ser terapeuta dos seus clientes e principalmente aprender a ser mestre em lidar com todos os seus medos e ansiedades.

E muito além de ter minha autonomia de horários, férias, trabalho remoto e atender quantos clientes eu puder e quiser. Também tem muita muita responsabilidade envolvida. Tem muita expectativa por trás de cada projeto que você ajuda a construir e em cada cliente que precisa que seu trabalho seja perfeito para justificar o investimento.

Eu sempre falo que empreender é ser CEO da própria empresa e ser a melhor estagiária da mesma. E é preciso abafar muito o ego que mora em mim, para servir ao outro com o que eu tenho de melhor. E eu nunca vou romantizar o empreendedorismo que diversas vezes é exaustivo. Mas é sobre viver do meu propósito e criar todos os dias a empresa dos seus sonhos.

Ter um negócio exige muita resiliência, energia, capacidade de gestão de tempo e relacionamento. Mas na real é a coisa que mais me move a acordar e levantar da cama todos os dias para realizar meus sonhos nos últimos 2 anos. E eu sou muito grata por cada cliente que confia na Plural e naquilo que entregamos de melhor em prol dos nossos clientes.

Através do empreendedorismo eu realizei muitos sonhos meus, da minha família, e dos meus clientes que se tornaram amigos. E empreender me ensinou tanto, tanto que nenhuma graduação, pós, ou um MBA poderia ter me ensinado. E apesar de estar ansiosa para sextar, carrego comigo um coração tranquilo de que a minha missão está sendo cumprida. E que apesar de todas as dores e delícias de empreender eu não mudaria nada. Inclusive faria tudo de novo!

E pensando em te ajudar na sua jornada, separei alguns aprendizados que me ajudaram a construir e potencializar minha jornada empreendedora:

✨ Viver a autorreflexão como chave para o auto melhoramento.
✨ Explorar todos os dias meus dons, talentos, e minhas fraquezas também
✨ Criar e valorizar metas de Desenvolvimento
✨ Pedir feedbacks e ouvir proativamente
✨ Superar o conforto de ficar onde estou
✨ Ver e viver sentido em cada coisa que faço
✨ E despertar no outro o melhor que ele pode ser, como busco em mim
✨ A importância de começar a acolher mais as oportunidades
✨ Me perceber mais como pronta para assumir desafios
✨ Superar todos os dias a síndrome da impostora que habita em mim, e em você
✨ Pedir ajuda e oferecer mais ajuda para outros empreendedores
✨ Respeitar mais meus limites, e respeitar o tempo das outras pessoas ao meu redor

Afinal de contas, somos todos humanos e a cada dia travamos nossas próprias batalhas.
E sou sortuda pra caramba, graças ao meu trabalho duro! 💗

Miriã Antunes

Miriã Antunes

Relações públicas, Empreendedora, Palestrante e CEO
Formada pela UniRitter em Relações Públicas, Liderança pelo Geração Dux e cursando gestão de projetos, já são mais de mais de 12 anos de experiência no mercado corporativo, executou atividades comunicacionais em associações relevantes no RS e Festivais, como Assessora de Comunicação e Eventos, Especialista em Relacionamento com influenciadores, Curadoria de conteúdo, Atendimento ao cliente e Business Growth. Ministrou mais de 80 palestras nas principais instituições e universidades sobre Networking, Empreendedorismo e Inovação, Empoderamento feminino e Liderança. Considerada 1 das Mulheres mais inspiradoras da Comunicação e Liderança corporativa no Brasil em 2019, também é 1 das Embaixadoras do Google WomenWill e do Grupo Mulheres do Brasil. Além de, colunista do Portal @acionistacombr, Blog AAA Inovação e Duxer 2020 pela Geração Dux.

Fundadora nos coletivos @minasdeproposito e @vempatia. Já foi RP no @falamaisrp e curadora de conteúdo de um palco só de Mulheres do @gramadosummit.

Related Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *