Desenvolva um pitch assertivo para processos de seleção

Desenvolva um pitch assertivo para processos de seleção

O termo pitch foi desenvolvido para apresentar uma ideia de negócio, tornando o seu discurso vendável para o seu interlocutor em poucos segundos ou minutos. Originalmente foi associado a um “discurso de elevador”, quando você pudesse ter a oportunidade de encontrar um investidor no elevador e aproveitasse para apresentar o seu negócio, mostrando como vale a pena investir dinheiro nele.

Consultores de marca pessoal e de carreira, assim como eu, passamos a nos apropriar do termo e desenvolvemos métodos para que, enquanto indivíduos, possamos “vender” também as nossas competências, valores e potencial, que valem o investimento, seja enquanto profissional autônomo, dono de um negócio ou em um processo de seleção para um emprego, por exemplo. E esse último será o nosso foco nessa matéria.

O desenvolvimento de um pitch assertivo é essencial para o sucesso em variadas etapas de um processo de seleção e é o primeiro passo a ser realizado em uma boa consultoria de recolocação profissional.

Imagine que você se candidatou a uma vaga e recebe uma ligação do RH da empresa, que determinou que seu currículo é compatível com os requisitos exigidos e agora deseja entender um pouco melhor sobre as suas experiências. Entenda: um pouco melhor, mas absolutamente assertivo. Esse é o momento em que você lançará mão do seu discurso – pitch – e conseguirá trazer todas as informações necessárias e relevantes sobre a sua trajetória profissional, relacionadas com a oportunidade em questão e fará com que o recrutador queira avançar com a sua candidatura para a próxima etapa do processo. Normalmente trata-se de um discurso de um minuto até um minuto e meio.

Uma outra situação, justamente em etapas mais avançadas do processo, o pitch pode ser necessário em uma dinâmica de grupo, quando lhe for solicitado que faça uma apresentação pessoal e também em um painel de negócios, onde é necessário se apresentar para uma banca constituída pelo corpo Diretor da empresa, normalmente uma das últimas etapas de processos longos e concorridos. O tempo para esse discurso pode variar entre um minuto e meio a três minutos.

E, por fim, você deve ter esse discurso pronto para uma entrevista de emprego. Normalmente, logo no início da entrevista, o recrutador solicita que você discorra resumidamente sobre a sua trajetória profissional, até o momento atual. Para essa etapa, gosto de trabalhar com discursos entre dois minutos e meio a três minutos.

Além de todos os momentos que foram apontados acima, o desenvolvimento do pitch é essencial para que você tome consciência das suas principais competências, pontos fortes, valores pessoais e potencial. Sem esse autoconhecimento é praticamente nula a chance de sucesso em processos de seleção.

Vamos ver então como desenvolver o seu pitch de sucesso?

Faça a sua linha da vida

Um bom discurso se desenha através de uma ordem cronológica clara. O seu interlocutor precisa ser situado no tempo e espaço dos acontecimentos.

A linha da vida ajudará você a identificar as passagens mais relevantes sobre a sua trajetória pessoal, profissional e acadêmica, em ordem cronológica. Pontue todos estes momentos que foram importantes para o seu desenvolvimento e que fizeram você se tornar a pessoa e profissional que é hoje.

Identifique competências

Identifique competências, características e valores pessoais a partir da linha da vida: para cada passagem que pontuou no exercício anterior, determine qual ou quais foram as competências comportamentais e técnicas desenvolvidas, características pessoais que ajudaram naquele acontecimento ou conquista e valores pessoais positivos, incluindo aqueles herdados da família, aprendidos com pessoas de maior convivência e com pessoas que você admira.

Passagens mais relevantes

Selecione as passagens mais relevantes para a sua carreira e seus objetivos profissionais: agora é hora de você começar a filtrar as informações da sua linha da vida e selecionar aquelas mais relevantes para a sua trajetória profissional e objetivos de carreira, incluindo o que foi identificado no passo 2. Estas informações devem demonstrar a (o) profissional que você se tornou e os principais indicadores de que é a (o) candidata (o) ideal para as vagas que tem se aplicado.

Estruture seu discurso

Encaixe as informações selecionadas em ordem cronológica e estabeleça uma ligação entre elas, para formar um discurso coerente e de fácil entendimento. Deixe claro quais as principais competências comportamentais e técnicas foram alcançadas em cada experiência e procure relacionar a sua trajetória também a características pessoais positivas suas, como determinação, persistência, resiliência, foco, apreço pelo conhecimento, responsabilidade, autonomia, etc.

Adicione paixão ao seu discurso, demonstrando motivação e brilho nos olhos. Inclua também um desfecho relacionando os seus principais pontos fortes e objetivos de carreira à vaga e à empresa em questão, pontuando de que forma poderá contribuir com a empresa e vice-versa.

Estabeleça um discurso mais curto, de até um minuto e meio e outro de dois minutos e meio, para ocasiões em que irá dispor de mais ou menos tempo. E um terceiro totalmente focado na vaga em questão, de até um minuto, para o caso de uma breve descrição da sua experiência em uma ligação telefônica.

Treine o seu discurso

A confiança no discurso aumenta proporcionalmente ao treino. O principal passo você já deu, que foi se autoconhecer através da identificação das passagens que tornaram você a pessoa e profissional que é hoje. Agora é deixar fluir.

Apresente o seu discurso para pessoas de sua confiança e verifique se elas ficaram com alguma dúvida e, em caso positivo, reveja essa parte, pois poderá deixar dúvidas também para o recrutador.

Se tiver a oportunidade também é altamente recomendável a busca por um serviço profissional de consultoria e preparação para recolocação.

Para finalizar, lembre-se de adaptar o seu discurso de acordo com as vagas as quais se candidatar.

Ficou com alguma dúvida? Coloca nos comentários abaixo que eu respondo.

alice castro nunes

Alice Castro Nunes

Consultora de carreira e recolocação profissional para mulheres
Telefone/WhatsApp: +55 21 99106-6708
Insta: @alicecastronunes
Linkedin: alicecastronunes

Related Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *