O termo pitch foi desenvolvido para apresentar uma ideia de negócio, tornando o seu discurso vendável para o seu interlocutor em poucos segundos ou minutos. Originalmente foi associado a um “discurso de elevador”, quando você pudesse ter a oportunidade de encontrar um investidor no elevador e aproveitasse para apresentar o seu negócio, mostrando como vale a pena investir dinheiro nele.
Consultores de marca pessoal e de carreira, assim como eu, passamos a nos apropriar do termo e desenvolvemos métodos para que, enquanto indivíduos, possamos “vender” também as nossas competências, valores e potencial, que valem o investimento, seja enquanto profissional autônomo, dono de um negócio ou em um processo de seleção para um emprego, por exemplo. E esse último será o nosso foco nessa matéria.
O desenvolvimento de um pitch assertivo é essencial para o sucesso em variadas etapas de um processo de seleção e é o primeiro passo a ser realizado em uma boa consultoria de recolocação profissional.
Imagine que você se candidatou a uma vaga e recebe uma ligação do RH da empresa, que determinou que seu currículo é compatível com os requisitos exigidos e agora deseja entender um pouco melhor sobre as suas experiências. Entenda: um pouco melhor, mas absolutamente assertivo. Esse é o momento em que você lançará mão do seu discurso – pitch – e conseguirá trazer todas as informações necessárias e relevantes sobre a sua trajetória profissional, relacionadas com a oportunidade em questão e fará com que o recrutador queira avançar com a sua candidatura para a próxima etapa do processo. Normalmente trata-se de um discurso de um minuto até um minuto e meio.
Uma outra situação, justamente em etapas mais avançadas do processo, o pitch pode ser necessário em uma dinâmica de grupo, quando lhe for solicitado que faça uma apresentação pessoal e também em um painel de negócios, onde é necessário se apresentar para uma banca constituída pelo corpo Diretor da empresa, normalmente uma das últimas etapas de processos longos e concorridos. O tempo para esse discurso pode variar entre um minuto e meio a três minutos.
E, por fim, você deve ter esse discurso pronto para uma entrevista de emprego. Normalmente, logo no início da entrevista, o recrutador solicita que você discorra resumidamente sobre a sua trajetória profissional, até o momento atual. Para essa etapa, gosto de trabalhar com discursos entre dois minutos e meio a três minutos.
Além de todos os momentos que foram apontados acima, o desenvolvimento do pitch é essencial para que você tome consciência das suas principais competências, pontos fortes, valores pessoais e potencial. Sem esse autoconhecimento é praticamente nula a chance de sucesso em processos de seleção.
Vamos ver então como desenvolver o seu pitch de sucesso?
Faça a sua linha da vida
Um bom discurso se desenha através de uma ordem cronológica clara. O seu interlocutor precisa ser situado no tempo e espaço dos acontecimentos.
A linha da vida ajudará você a identificar as passagens mais relevantes sobre a sua trajetória pessoal, profissional e acadêmica, em ordem cronológica. Pontue todos estes momentos que foram importantes para o seu desenvolvimento e que fizeram você se tornar a pessoa e profissional que é hoje.
Identifique competências
Identifique competências, características e valores pessoais a partir da linha da vida: para cada passagem que pontuou no exercício anterior, determine qual ou quais foram as competências comportamentais e técnicas desenvolvidas, características pessoais que ajudaram naquele acontecimento ou conquista e valores pessoais positivos, incluindo aqueles herdados da família, aprendidos com pessoas de maior convivência e com pessoas que você admira.
Passagens mais relevantes
Selecione as passagens mais relevantes para a sua carreira e seus objetivos profissionais: agora é hora de você começar a filtrar as informações da sua linha da vida e selecionar aquelas mais relevantes para a sua trajetória profissional e objetivos de carreira, incluindo o que foi identificado no passo 2. Estas informações devem demonstrar a (o) profissional que você se tornou e os principais indicadores de que é a (o) candidata (o) ideal para as vagas que tem se aplicado.
Estruture seu discurso
Encaixe as informações selecionadas em ordem cronológica e estabeleça uma ligação entre elas, para formar um discurso coerente e de fácil entendimento. Deixe claro quais as principais competências comportamentais e técnicas foram alcançadas em cada experiência e procure relacionar a sua trajetória também a características pessoais positivas suas, como determinação, persistência, resiliência, foco, apreço pelo conhecimento, responsabilidade, autonomia, etc.
Adicione paixão ao seu discurso, demonstrando motivação e brilho nos olhos. Inclua também um desfecho relacionando os seus principais pontos fortes e objetivos de carreira à vaga e à empresa em questão, pontuando de que forma poderá contribuir com a empresa e vice-versa.
Estabeleça um discurso mais curto, de até um minuto e meio e outro de dois minutos e meio, para ocasiões em que irá dispor de mais ou menos tempo. E um terceiro totalmente focado na vaga em questão, de até um minuto, para o caso de uma breve descrição da sua experiência em uma ligação telefônica.
Treine o seu discurso
A confiança no discurso aumenta proporcionalmente ao treino. O principal passo você já deu, que foi se autoconhecer através da identificação das passagens que tornaram você a pessoa e profissional que é hoje. Agora é deixar fluir.
Apresente o seu discurso para pessoas de sua confiança e verifique se elas ficaram com alguma dúvida e, em caso positivo, reveja essa parte, pois poderá deixar dúvidas também para o recrutador.
Se tiver a oportunidade também é altamente recomendável a busca por um serviço profissional de consultoria e preparação para recolocação.
Para finalizar, lembre-se de adaptar o seu discurso de acordo com as vagas as quais se candidatar.
Ficou com alguma dúvida? Coloca nos comentários abaixo que eu respondo.