Ative suas metas de carreira em 2021

Ative suas metas de carreira em 2021

O ano 2020 se foi e levou com ele momentos desafiadores, acima de qualquer situação que muitos de nós já vivenciamos ou poderíamos imaginar. 2021 chega trazendo de volta a esperança de um ano melhor. Ainda que seja necessário continuarmos a superar obstáculos, já é possível retomarmos alguns planos que precisaram ficar em stand by, enquanto simplesmente direcionávamos a nossa energia para nos adaptarmos à nova realidade que foi imposta pela pandemia do novo coronavírus.

Entrar em um novo ano é sempre um momento favorável para revermos aspectos da nossa vida e traçarmos novos objetivos e metas. Reabastecemos as nossas baterias no final do ano, sendo um momento propício para nos reencontramos com os nossos principais valores e ganhamos aquele ânimo extra com a possibilidade de um novo início.

A carreira faz parte desses aspectos, sendo de extrema importância receber nossa devida atenção, em um cenário em que cada vez mais vida pessoal e profissional se entrelaçam e a busca pelo equilíbrio vida x trabalho ganha ainda mais força.

Um levantamento realizado pelo C. Lab, laboratório de pesquisas in house da empresa transnacional suíça Nestlé, com 600 colaboradores, homens e mulheres entre 25 e 55 anos, em todas as regiões do Brasil, apontou que 73% dos entrevistados desejam manter a harmonia entre os hábitos adquiridos no isolamento e a rotina anterior à pandemia, o que inclui equilíbrio entre trabalho, família, amigos e autocuidados. A pesquisa aponta ainda que 9 em cada 10 entrevistados passaram a refletir sobre a necessidade de rever o que é importante, de se reconectar consigo mesmo e repensar os propósitos e desejos.

Uma outra pesquisa recente, a FIA Employee Experience, que entrevistou 150 mil funcionários em mais de 300 empresas brasileiras, entre agosto e setembro de 2020, revela que 19% dos respondentes apontou como motivo que os levariam a pedir demissão a “falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional”. A maior parcela de votos, com 30%, esteve relacionada à “mudança na vida pessoal”, como trocar de cidade, de carreira ou se casar. Dentre outras razões mais apontadas estão a “falta de ética”, com 26% e falta de reconhecimento, com 27%.

Ambas as pesquisas evidenciam como a carreira se liga cada vez mais a aspectos intrínsecos, em oposição a aspectos extrínsecos, como status e salário, por exemplo. Mas como estas motivações vão se alterando ao longo da nossa vida e experiências, é sempre importante refletir sobre o caminho que estamos percorrendo e entender se ele está condizente com as nossas aspirações de vida e carreira, o que pode culminar em novos objetivos e metas.

Que tal aproveitar esse novo ciclo para traçar as suas próprias metas de carreira e planejar as ações necessárias para alcança-las? Abaixo preparei alguns passos que irão auxiliar você nessa jornada.

Enumere aspectos relacionados a sua vida

Enumere aspectos relacionados à sua vida, atribuindo graus em uma escala de 0 a 10 para cada um, de acordo com a importância que vem dando a eles, e depois determine em qual grau precisa chegar para atingir satisfação pessoal. Esses aspectos englobam qualidade de vida, vida pessoal, vida profissional e relacionamentos. São eles: Plenitude e Felicidade; Espiritualidade; Saúde e Disposição; Desenvolvimento Intelectual; Equilíbrio Emocional; Realização e Propósito; Recursos Financeiros; Contribuição Social; Família; Desenvolvimento Amoroso; Vida Social; Criatividade, Hobbies e Diversão.

Como sua carreira contribui para alcançar o equilíbrio

Identifique como a sua carreira hoje contribui para alcançar o equilíbrio que determinou ser fundamental entre os aspectos de maior importância para você na atividade anterior e quais os próximos passos precisará seguir para que fique mais próxima desse equilíbrio. Por exemplo: Você gostaria que seu trabalho envolvesse mais questões relacionadas a impactos positivos para a sociedade? Gostaria de trabalhar em um modelo flexível, envolvendo a possibilidade de home office, para passar mais tempo com os filhos? Deseja alcançar maior remuneração para proporcionar uma vida mais confortável para a sua família? Ou para conseguir conhecer diversos países durante as suas férias com os amigos? Você se sente realizada no trabalho atual, conseguindo o reconhecimento que deseja?

Planeje cada passo que será dado

Planeje cada passo que será dado, identificando se a sua carreira atual ou empresa são propícias para atingir às suas aspirações. Há espaço para crescimento na carreira? Existe a possibilidade de participar de projetos que atendam melhor às suas motivações? A empresa oferece ambiente e políticas favoráveis para o alcance das metas que traçar? Seria suficiente para você incluir um trabalho voluntário na sua agenda? Ou será preciso reconfigurar totalmente a sua carreira e mudar radicalmente de área de atuação ou de empresa para atingir as suas metas?

Identifique quais habilidades você precisará desenvolver

Identifique quais habilidades você precisará desenvolver para atingir as metas que traçou, tanto as técnicas quanto as comportamentais e como você irá desenvolver cada uma delas. Nesse momento é de extrema importância você determinar também as ações que visarão adquirir a experiência prática dessas habilidades. Primeiro pela importância que vivenciar o dia a dia do trabalho tem para entendermos se ele atende às nossas expectativas, como uma espécie de experimentação antes de tomarmos decisões mais radicais, como deixar o emprego ou a carreira atual por exemplo. E segundo pela valorização dessa experiência pelas empresas ou pelo seu mercado consumidor. Você pode utilizar algumas horas por dia ou da semana para atuar em projetos paralelos na empresa, ou aos finais de semana, horário pós expediente e parte das férias, especialmente se o seu projeto não envolver a empresa atual.

Determine metas

Determine metas para o cumprimento de suas ações e revise sempre que necessário. Metas menores que compõem a meta final são essenciais para que você se mantenha motivada, dando pequenos passos que podem ser mais facilmente conquistados. Vamos a alguns exemplos:

Meta: economizar x reais por mês a partir do dia y para em seis meses iniciar o curso de aprimoramento. Ao invés de: fazer o curso de aprimoramento.

Meta: participar de x eventos nesse mês para fortalecer o networking; ou ainda, interagir x horas por dia no LinkedIn. Ao invés de: fortalecer o networking.

Meta: oferecer workshop online no 1º final de semana de cada mês para praticar e testar a nova carreira. Ou, desenvolver um projeto piloto relacionado com a nova aspiração de carreira para ser implementado na empresa no mês x. Ao invés de: realizar a transição de carreira; ou adquirir experiência prática.

Lembre-se que nunca é tarde para começar e Goethe, ainda no final do século XVIII e início do século XIX já ensinava que:

O que você pode fazer, ou sonha que pode, comece agora.

Johann Wolfgang von Goethe
alice castro nunes

Alice Castro Nunes

Consultora de carreira e recolocação profissional para mulheres
Telefone/WhatsApp: +55 21 99106-6708
Insta: @alicecastronunes
Linkedin: alicecastronunes

Related Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *