7 dicas para desenvolver um currículo assertivo

7 dicas para desenvolver um currículo assertivo

Você provavelmente já ouviu dizer que o currículo é seu cartão de visitas. Se ainda não ouviu, guie-se com atenção por essa afirmação porque definitivamente é através dele que os recrutadores inicialmente identificarão se você possui a experiência e os conhecimentos compatíveis com a vaga e se interessem por agendar uma entrevista. Ele servirá de base também para cadastros em plataformas de vagas de emprego e para criar o seu perfil no LinkedIn que, como já dito anteriormente aqui no Prateleira, vem se tornando uma das maiores e principais fontes de recrutamento e networking profissional no mundo e merece uma matéria a parte, em breve.

Para caprichar na elaboração do seu currículo, trouxe sete dicas assertivas. Lembrando que para se candidatar a uma vaga você deve possuir pelo menos 70% dos requisitos exigidos, então é importante que selecione bem as oportunidades e se necessário pondere desenvolver mais de um CV, no caso de possuir experiências em áreas distintas e tenha mais de um objetivo profissional.

1 - Dados pessoais

Estas serão as primeiras informações a entrarem no documento e deverá conter o seu nome completo e endereço. Estado civil, idade, nacionalidade e se possui filhos são opcionais, mas ajudam você a não perder tempo com empresas que absurdamente possam discriminar os candidatos por qualquer destas informações.

2 - Resumo profissional

Este campo só entrará caso as suas experiências profissionais preencham duas páginas. Ele deve conter suas principais experiências resumidamente, sem mencionar nomes das empresas ou cargos especificamente. Opte por elaborar um texto corrido entre cinco e oito linhas, incluindo os anos de experiência na área, pontuando as expertises mais relevantes e os setores de atuação das empresas. Caso esteja concorrendo a cargos de gestão, mencione se possui experiência em liderança de equipes. Se na sua área é importante a utilização de algum sistema ou ferramenta específica, também vale mencionar no resumo.

3 - Objetivo

É aconselhável incluir a área em que deseja atuar como, por exemplo, Analista de Recursos Humanos. Mas se você estiver se candidatando a uma vaga específica pode mencionar o cargo exatamente como a empresa anunciou. Faça o mesmo caso não abra mão de determinada posição, como Analista de Recursos Humanos Pleno/Sênior ou Coordenadora/Gerente de Recursos Humanos. Tenha sempre em mente que quanto mais específica você for, poderá não ser considerada para posições inferiores as que informou.

4 - Formação acadêmica

Insira suas formações em tópicos, da mais recente para a mais antiga. Por exemplo, se você possui ou está cursando um MBA, coloque primeiro esta formação e abaixo dela a Graduação. Insira o nome do curso, a instituição de ensino e o ano de formação ou previsão de conclusão. Nesse campo não entra escola, a não ser que você ainda não tenha iniciado o ensino superior.

5 - Experiência profissional

Assim como no tópico anterior, suas experiências deverão ser descritas da mais recente para a mais antiga. Para cada uma, insira primeiro o nome da empresa e o período em que trabalhou (mês/ano de início e fim), o nome do cargo e as principais responsabilidades de forma resumida.  Se você exerceu mais de um cargo na mesma experiência irá descrever do mais recente para o mais antigo. É aconselhável também que pontue os principais resultados conquistados, como metas alcançadas, participação em projetos e processos otimizados.

6 - Idiomas

Se você possui um nível de idioma estrangeiro suficiente para utilizá-lo no desenvolvimento das suas atividades profissionais e for compatível com o que a vaga exige, deverá inserir. Nunca superestime este conhecimento, pois provavelmente a empresa irá testá-lo e você ficará em uma situação desconfortável.

7 - Informações comlementares

Aqui entram os conhecimentos em ferramentas de informática e sistemas específicos, cursos, intercâmbios e participação em trabalho voluntário contínuo. Selecione somente os cursos que julga serem relevantes para seu objetivo profissional e para a vaga em questão, inserindo o nome, a instituição que ministrou o curso e o ano de realização.

alice castro nunes

Alice Castro Nunes

Especialista em recolocação para mulheres e mães

Related Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *