5 dicas para uma boa entrevista de emprego

5 dicas para uma boa entrevista de emprego

A etapa da entrevista é, certamente, o momento mais importante e decisivo para uma empresa em um processo de seleção de emprego. E do outro lado, o que gera mais ansiedade e insegurança para os candidatos, especialmente em tempos em que ela acontece cada vez mais de maneira remota.

Pensando nisso, elaborei algumas dicas fundamentais que a deixarão mais confiante e farão com que alcance um desempenho superior nesta etapa tão crítica.

O roteiro pode variar de empresa para empresa e independentemente de ser presencial ou online, provavelmente toda entrevista passará por estes questionamentos em comum, por isso, prepare-se!

1 - Trajetória profissional

Faça uma reflexão e elenque as experiências profissionais que foram mais relevantes para a construção da sua carreira e das suas competências, certificando-se de que estão de acordo também com as principais responsabilidades do cargo ao qual você está se candidatando.

2 - Principais conquistas

Esse é o ponto que normalmente exige mais esforço mental, pois não é comum os profissionais guardarem registros sobre a sua atuação em experiências anteriores. Mas dependendo da vaga pode ser fundamental, além de poder ser diferencial para você “vender o seu peixe” melhor do que o seu concorrente. Liste as metas que você já alcançou, quantificando estes resultados numericamente; faça o mesmo em relação ao volume de tarefas sob sua responsabilidade; lembre-se de processos de trabalho que você otimizou; pense nos seus diferenciais dentro da sua equipe, da área e da empresa em geral.

3 - Pontos fortes e pontos fracos

Em uma entrevista de emprego você precisará ter consciência das competências que possui e também saber evidenciá-las. Para isso, liste algumas situações pelas quais você tenha passado em cargos anteriores e nas quais você tenha obtido um desempenho positivo, fundamentando quais características suas a ajudaram a conquistar aqueles resultados.  O que você ainda precisa melhorar também deverá ser analisado, para não cair naquela esparrela de dizer que é ansiosa ou perfeccionista. Quais foram as situações em que os resultados obtidos não foram satisfatórios? O que você precisaria ter feito de diferente e quais características poderiam ter lhe ajudado?

Procure resgatar exemplos em que você tenha tido a oportunidade de já começar a desenvolver estes gaps. Se não conseguir, comece agora a buscar formas de trabalhar isso, seja através de cursos, livros, processos de coaching, etc. Tão importante quanto saber enxergar seus pontos fracos, será mostrar ao entrevistador que você já está tomando providências para melhorar o seu desempenho.

4 - Objetivos profissionais

Estude a empresa e a vaga em questão, para que consiga conciliar o discurso sobre os seus anseios de carreira com o que a empresa poderá lhe oferecer. Não adianta, por exemplo, você demonstrar como objetivo fazer carreira no exterior se a empresa não tiver planos para se internacionalizar. Ou almejar chegar a alguma posição que não exista na estrutura da empresa. Fazer este exercício previamente será essencial também para demonstrar convergência entre outros pontos característicos seus com os da empresa.

5 - Atenção com a sua postura corporal, mesmo em entrevistas online

O nosso corpo se expressa de forma tão evidente quanto as palavras, por isso, é importante que preste atenção a alguns detalhes, como sempre olhar nos olhos do recrutador; manter uma postura ereta, sem se encolher para dentro da cadeira e também sem se projetar demais para frente; não cruzar os braços; colocar a bolsa, mochila e demais objetos que esteja carregando em uma cadeira ao lado, sem deixar no seu colo; entrar em harmonia com o recrutador, demonstrando empatia e recebendo de forma atenta e positiva as informações que ele lhe passar. Estas dicas devem ser seguidas também em vídeo entrevistas, pois estes pontos poderão ficar ainda mais em evidência, quando o recrutador poderá tentar compensar a falta do contato presencial, que é tão valorizada pelos RHs, prestando ainda mais atenção às suas reações atrás da tela do computador. Ainda falando nesse tipo de entrevista, certifique-se de estar em um lugar tranquilo, sem sofrer interferências e com uma boa conexão à internet.

alice castro nunes

Alice Castro Nunes

Especialista em recolocação para mulheres e mães

Related Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *