5 dicas para conseguir emprego na pandemia

5 dicas para conseguir emprego na pandemia

A pandemia do novo coronavírus deixou a economia do país em uma situação muito delicada, afetando diretamente a geração de empregos. Segundo dados divulgados pelo IBGE recentemente a taxa de desemprego atingiu 13,1% na segunda semana de julho, somando 12,2 milhões de brasileiros desempregados. Ainda segundo a pesquisa, trata-se de um incremento de 2,4 milhões a mais de pessoas em busca de trabalho, se comparado com a primeira semana de maio, início da série histórica da pesquisa do IBGE.

Apesar do cenário não muito animador, algumas empresas continuam contratando e com a flexibilização da quarentena pelos Estados a tendência é de que aos poucos a economia comece a recuperar o fôlego e, para ajudá-la a sair na frente nesse momento e conquistar o seu emprego, trouxe algumas dicas para você começar a seguir a partir de agora, sem perda de tempo.

1 - Invista na sua qualificação

Faça uma pesquisa sobre o que é importante para a sua profissão em termos de conhecimentos e habilidades, analisando também o que as vagas de emprego têm pedido com frequência e você ainda não possui. Muitas instituições e cursos estão oferecendo condições e descontos pra lá de especiais nesse período, sendo uma excelente oportunidade para você aprender sobre aquela ferramenta que vai ser diferencial no seu currículo, desenvolver de uma vez por todas o seu inglês ou iniciar aquele MBA que vai abrir novas oportunidades para a sua carreira.

2 - Desenvolva um currículo assertivo

O seu currículo irá determinar se, em um primeiro momento, você possui ou não os conhecimentos e a experiência necessária para assumir aquela vaga, sendo decisivo para o recrutador considerá-lo ou descartá-lo para uma entrevista. Por isso, dedique-se para reunir as informações mais relevantes sobre a sua trajetória profissional e suas qualificações. Se você se sente segura para desenvolver o documento sozinha, existem muitas plataformas que oferecem layouts e dicas, mas a expertise de um profissional da área é muito recomendada e pode fazer toda a diferença, por isso, se puder invista na contratação desse serviço.

3 - Estruture um bom perfil no LinkedIn

Assim como o currículo, o LinkedIn também será o seu cartão de visitas e com muitas outras vantagens que você poderá usufruir se desenvolver um perfil assertivo, considerando que cada dia mais recrutadores, headhunters e empresas utilizam a rede para buscar os profissionais que irão preencher as suas vagas. E para garantir que o seu perfil tenha maior visibilidade, interaja com as suas conexões. Uma boa forma de fazer isso será realizando publicações no seu feed com frequência, investindo no desenvolvimento de conteúdo relevante e de qualidade relacionado à sua área de atuação, sobre o mercado de trabalho e temas de interesse geral envolvendo o mundo corporativo.

4 - Aumente o seu networking

Como ja falamos anteriormente, a sua rede de relacionamento profissional ganha ainda mais força e importância nesse momento. Além daquelas vagas que não são amplamente divulgadas e que através da sua rede você poderá ter acesso privilegiado, ser constantemente lembrado como referência na sua área de atuação pode gerar muitas oportunidades. Procure grupos de interesse onde você possa interagir e contribuir com o seu conhecimento e mais uma vez recomendo que utilize o LinkedIn para cumprir com este objetivo.

5 - Prepare-se para as entrevistas de emprego

Em um momento em que as oportunidades estão mais escassas e a concorrência maior, não dá para desperdiçar a chance de arrebentar naquela entrevista para a qual foi convidada depois de tanto suor e sacrifício. Assim como acontece na construção do CV, existem muitos portais e perfis de profissionais da área nas redes sociais que dão dicas de como se preparar melhor. Aqui mesmo no Prateleira já contribuí com uma matéria (terminando aqui corre lá para ler!). De qualquer maneira, se você puder investir em uma preparação personalizada e assertiva, vale a pena contratar este serviço especializado.

alice castro nunes

Alice Castro Nunes

Especialista em recolocação para mulheres e mães

Related Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *