A entrevista de emprego é considerada uma das etapas mais críticas e decisivas em um processo de seleção e é bastante comum que profissionais apresentem insegurança, nervosismo e ansiedade nesta hora, o que pode acabar comprometendo um desempenho satisfatório e a eventual contratação para a vaga em questão.
Se para candidates a tarefa é árdua, para as empresas não é muito diferente. É o que apontou a 15ª edição do Índice de Confiança da consultoria de recrutamento Robert Half, divulgado neste mês de março de 2021, em que 45% des recrutadores afirmam ser difícil avaliar habilidades comportamentais durante uma entrevista de emprego.
Fica fácil imaginar que diante da grande responsabilidade em contratar a pessoa certa, qualquer deslize pode resultar na sua não aprovação nesta etapa. A boa notícia é que você pode se preparar e escapar de algumas armadilhas, ficando mais próxime de receber o tão sonhado “SIM”.
Para isso, listei 10 erros para você não cometer na entrevista de emprego. Vamos lá?
1 – Não estruturar um discurso profissional
Garanta que você conseguirá trazer todas as informações necessárias e relevantes sobre a sua trajetória profissional, elencando as competências comportamentais e técnicas adquiridas em suas experiências profissionais e de que forma foram úteis para que você obtivesse resultados positivos para as suas atividades, para a equipe e para a empresa como um todo. Da mesma forma, estas informações deverão estar alinhadas com a vaga para a qual você se candidatou.
Liste metas que você alcançou na empresa anterior, processos de trabalho que você otimizou, seus diferenciais dentro da antiga equipe, da área e da empresa em geral.
2 - Falar mal da empresa anterior
Pode acontecer de ter havido incompatibilidade de ideias, de você não ter se adaptado à cultura da empresa, não ter conseguido conquistar o espaço que desejava para a sua carreira, etc. Nesses casos, é preciso que você saiba se posicionar sobre estas situações da forma mais leve possível, sem apontar indiscriminadamente os erros cometidos pela empresa ou pela gestão anterior.
Procure concentrar o seu discurso no que você busca para a sua vida profissional, especialmente naquilo que você sabe que poderá conquistar na empresa onde está pleiteando a vaga.
3 – Não estudar sobre a empresa
Sempre estude muito sobre a empresa antes de ir para uma entrevista. Além de visitar o website, pesquise por notícias sobre ela e também relacionadas ao setor em que atua.
Se tiver a oportunidade, converse com alguém que trabalhe na empresa, pois isso ajudará muito não só a formar opiniões consistentes como também encontrar pontos de convergência entre a sua carreira e o que a empresa tem a oferecer, assim como compatibilidade entre valores pessoais.
4 – Apresentar objetivos de carreira divergentes do que a empresa poderá oferecer
Concilie o discurso sobre os seus anseios de carreira com o que a empresa poderá lhe oferecer. Não adianta, por exemplo, você demonstrar como objetivo fazer carreira no exterior se a empresa não tiver planos para se internacionalizar. Ou almejar chegar a alguma posição que não exista na estrutura da empresa.
Mencionar objetivos ligados a concursos públicos ou carreira acadêmica também são exemplos comuns que vemos em entrevistas de emprego e que devem ser evitados.
5 – Superestimar conhecimentos
Somente se comprometa com as habilidades que você realmente possui, como o nível de inglês, de Excel ou de outras ferramentas e conhecimentos, pois o que você disser poderá ser testado e se mentir poderá ficar em uma situação extremamente desconfortável, além de fechar as portas para futuras oportunidades na empresa e que estarão mais aderentes aos seus conhecimentos e habilidades.
6 – Não saber falar sobre os seus pontos a desenvolver
Ninguém tem todas as competências do mundo e ao longo da nossa carreira estamos sempre desenvolvendo novas competências comportamentais. Dito isto, não dá mais para aceitar que candidates digam que seus pontos fracos são ansiedade e perfeccionismo. Primeiro porque ninguém vai aceitar essas respostas. E segundo porque quem não reconhece o que precisa melhorar ficará estagnade ou cometendo os mesmos erros sempre.
Uma boa forma de identificar estes pontos a desenvolver é listar situações em que os resultados obtidos não saíram conforme o esperado. O que você precisaria ter feito de diferente e quais características poderiam ter ajudado? Procure resgatar exemplos em que você tenha tido a oportunidade de já começar a desenvolver estas competências.
7 – Se aprofundar em assuntos de ordem pessoal
Mantenha uma relação cordial com a pessoa que está te entrevistando, evitando ter a iniciativa de entrar em assuntos que estejam fora do contexto da entrevista e que possam trazer desconforto ou serem mal interpretadas.
Atenha-se em responder os questionamentos que forem feitos sobre a sua vida pessoal. Da mesma forma, aguarde que a pessoa verbalize querer saber mais sobre determinado ponto específico ao invés de sair entregando a sua vida toda de bandeja.
8 – Não ter uma pretensão salarial pré-definida
Muitas empresas inclusive não divulgam o salário da vaga.
Antes de ir para a entrevista determine a remuneração que você acredita ser justa de acordo com a sua experiência, mas determine também um mínimo aceitável, pois os benefícios oferecidos podem compensar a remuneração um pouco inferior, assim como as oportunidades de desenvolvimento que a posição poderá trazer para a sua carreira.
Em determinadas plataformas na internet é possível ter acesso à média salarial atribuída pelo mercado de trabalho a muitos cargos.
9 – Se atrasar para a entrevista
Ao menor sinal de que você poderá se atrasar para a entrevista, entre em contato imediatamente com a empresa para avisar e se certificar de que poderão lhe receber após o horário agendado ou se irão preferir remarcar.
Para não correr este risco, programe-se para chegar com uma hora de antecedência ao local da entrevista. Mas somente anuncie a sua chegada quinze minutos antes do horário agendado, para que o RH não se sinta desconfortável por deixar você muito tempo aguardando o início da entrevista.
10 – Falta de estrutura para participação em uma entrevista online
Tem sido cada vez mais comum vermos entrevistas sendo realizadas de maneira remota, principalmente em tempos como o que temos vivido durante a pandemia.
Certifique-se de estar em um lugar tranquilo, sem sofrer interferências e de possuir uma excelente conexão de internet.
Um bom enquadramento seu na câmera e uma postura adequada também são essenciais. Mantenha a postura ereta, sem se encolher para dentro da cadeira e também sem se projetar demais para frente e prefira deixar suas mãos pousadas sobre a mesa.